Gengibre: porque devemos consumi-lo?

Benefícios do gengibre

O gengibre está entre os alimentos mais saudáveis do mundo.

Com um sabor picante e apimentado e a sua extensa lista de benefícios para a saúde, a raiz de gengibre é igualmente deliciosa e nutritiva.

O gengibre pode ser utilizado no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta.

Benefícios

Entre os principais benefícios do gengibre é ajudar no emagrecimento. Isso é possível porque o alimento é termogênico que aumenta a temperatura corporal e faz acelerar o metabolismo o que favorece a queima de calorias.

O gengibre também pode te auxiliar no aumento da libido já que seu consumo aumenta o fluxo de sangue dos órgãos genitais, aumentando o desejo sexual e faz com que você tenha um melhor desempenho na cama.

Um dos principais nutrientes do gengibre é o gingerol. Esse nutriente contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o organismo. É o gingerol que dá o sabor picante do gengibre.

Outra razão de consumir o gengibre é que ele pode ser muito eficaz contra a náusea e vômitos.

Gengibre pode proteger o estômago contra as úlcerasAlém disso, seu consumo também pode proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais.

O gengibre também pode prevenir o câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Basicamente, esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água.

Com sua riqueza de antioxidantes e potentes propriedades anti-inflamatórias fazem o gengibre desempenhar um papel importante na saúde do cérebro. Muitos estudos já comprovaram que o gengibre pode proteger contra o envelhecimento cerebral e o declínio cognitivo.

Receitas com gengibre

A utilização do gengibre pode ser feita através de chá ou até mesmo acrescentar o alimento em sucos e receitas.

Veja o vídeo abaixo para saber como fazer o chá de gengibre:

Selecionei também, 3 ótimas receitas de sucos com gengibre que podem ser consumidas por qualquer pessoa. Veja:

Suco 1

Ingredientes: 1 copo de água de coco, gengibre em pó, 1 folha de rúcula e hortelã a gosto.

Suco 2

Ingredientes: 1 copo de água gelada, gengibre em pó, 2 folhas de couve, 2 laranjas e hortelã a gosto.

Suco 3

Ingredientes: 1 copo de água gelada, gengibre em pó, 1 folha de couve, 3 talos de espinafre, 2 laranjas, 1 limão e hortelã a gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *